Como aumentar o faturamento de uma cidade?
Em São Paulo a prefeitura descobriu um método simples de arrecadar mais sem inventar ou aumentar (mais ainda) os impostos.
Existem algumas vias na cidade que têm um asfalto até que razoável, quase lisinho. O que a prefeitura fez? Limitou a velocidade máxima em 60km/h.
Ou seja, sem perceber, por causa da qualidade do asfalto, é fácil ultrapassar o limite de velocidade; e o que acontece? MULTA!
A prefeitura alega que essa diminuição na velocidade foi para garantir a segurança dos motoristas.
Piada, né?! Existe uma avenida no bairro do Ipiranga, a Av. D. Pedro I onde o limite de velocidade é 70km/h; só que é impossível andar nessa velocidade por causa do asfalto. Ondulações, buracos, remendos mal feitos, etc.
Porque a prefeitura, pensando na segurança dos motoristas primeiro não arruma o asfalto e depois regula a velocidade? Alguém já tentou andar a mais de 50km/h onde tem “costela de vaca”? Não dá pra controlar o carro!
E também não adianta na só refazer o asfalto. Vem aquela máquina enorme que raspa uma camada de asfalto para depois ser colocado um novo, lisinho.
Lindo!
Engano. Sabe aquelas tampas de inspeção que ficam no meio da rua? Elas viram um buraco no asfalto novo.
Tampa antes da fresagem.
Close antes da fresagem.
A prefeitura tira uma camada de uns 3cm do asfalto velho e coloca outra de uns 10cm e, em volta dessas tampas, não fazem praticamente nada; só colocam o asfalto novo em volta.
Tampa depois da fresagem.
Tampa depois da fresagem.
Viu como é que fica?
Quem nunca desviou desses “buracos” e quase provocou um acidente? Isso é pensar na segurança? E tem ainda uns “gênios” que para diminuir o “buraco” cobrem a tampa com asfalto; e quando essa tampa tem que ser aberta?
Êta servicinho bem feito.
A camada de asfalto na tampa.
E nós pagamos por isso.
E a “Operação Tapa Buraco”, bonito nome, não? Devia ser chamada de “Operação Vamos Transformar um Buraco em Lombada”. Porque o serviço que é feito é porco demais. Realmente o buraco é tampado, mas como eles colocam asfalto demais no buraco, acaba virando uma lombada.
Já repararam no desnível entre a guia e a rua? Botem reparo nisso. É asfalto demais colocado nas ruas e isso significa dinheiro jogado fora. Como o dinheiro não é deles mas é nosso, F....dane-se!
De longe até parece que foi bem feito.
Mas olhando de perto, já dá pra ver o desnível.
A guia e o asfalto deveriam estar no mesmo nível.
Isso é desperdício.
Como o dinheiro não é deles, vamos asfaltar.
E quem paga por isso?
E é pra isso que pagamos impostos?
Se todos os proprietários de carro, moto, pick-up, etc, entrassem com um processo na justiça contra a prefeitura, por danos causados pelos buracos, nossas ruas seriam um tapete.
Já pagamos um imposto, IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (mais um), para podermos rodar com nossos veículos, seria justo que esse dinheiro retornasse na conservação das ruas e avenidas.
Quando compramos um veículo automotor já pagamos uma porrada de impostos; COFINS, PIS, ICMS, IPI, sendo que há bitributação, tritributação (se é que essa palavra existe) ou mais ainda. Para se ter uma idéia: o fornecedor dos pneus já teve que pagar tudo isso quando comprou as matérias primas para fabricar o pneu; quando vendeu o pneu para a montadora teve que recolher tudo de novo e a montadora quando vende o veículo recolhe tudo isso DE NOVO. E quando compramos... adivinha!!!!!!
É mole?
É mole, e sobe a todo instante.
Até a próxima.